O que é SEO e para que serve?

Entender o que é o SEO e o seu objetivo

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Ou seja, SEO é um conjunto de técnicas na área de Marketing Digital para a otimização de websites, páginas web e blogs. Esta otimização visa alcançar bons rankings orgânicos de modo que através de uma pesquisa por uma certa palavra chave o vosso website seja o primeiro nos resultados de um motor de busca como a Google, Bing, Yahoo e Youtube entre outros.

A importância de ser um dos primeiros resultados de pesquisa é bem simples, quanto maior for o destaque e visibilidade no mundo digital maior irá ser o seu CTR (Click Through Rate, que em português significa taxa de cliques) e que por consequência fará com que consiga dar a conhecer e a vender o seu produto.

 

O que é um Resultado Orgânico e um Resultado Não Orgânico?

Resultados orgânicos são todos os resultados que aparecem naturalmente num motor de busca, isto é, no caso da Google são os resultados que aparecem depois dos anúncios, pois já devem ter reparado que em muitas pesquisas que fazemos no nosso dia a dia os primeiros resultados geralmente são anúncios pagos à google para serem os primeiros resultados por um determinado período de tempo. Como podemos distinguir um resultado orgânico de um não orgânico? É muito simples pois os resultados não orgânicos estão devidamente marcados com a palavra anúncio como podemos observar na imagem seguinte.

 

Resultados Orgânicos vs Resultados Não Orgânicos em 2018 (CTR Vs PPC 2018)

Se temos a possibilidade de colocar o nosso site nos primeiros lugares através do sistema PPC (“Pay Per Click” ou então “Pague por Clique”) da Google AdWords porquê contratar alguém para tentar chegar a um bom lugar no Ranking Orgânico? Esta deve ser a questão que a maioria das pessoas que estão a começar a explorar o SEO devem estar a fazer e a resposta pode-vos surpreender. A maioria dos utilizadores prefere aceder a um resultado orgânico em prol de um anúncio pago, e de acordo com um estudo da Advanced Web Ranking do mês de Fevereiro de 2018 os primeiros 5 resultados das pesquisas orgânicas obtiveram um CTR de 59,25%, da 6ª à 10ª posição obtiveram resultados de 8,9% e a 2ªpagina de resultados da google obteve um CTR de 9.34%, feitas as contas estamos a falar de 77.56% do tráfego faltando assim 22,44% que está dividido entre todos os restantes resultantes, os utilizadores que tentam uma nova pesquisa ou que até mesmo acabam por desistir, e os PPC onde ficam no meio de isto tudo? A resposta é simples o tráfego fornecido pela Google AdWords encontra-se também nesses míseros 22,44%, logo podemos concluir que o sistema PPC pode ajudar o nosso negócio, mas não chega para o fazer crescer verdadeiramente.

Não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart