Numa era digital, em que cada vez mais vivemos numa sociedade acostumada a encontrar o que procura em motores de busca como o Google, um website é fundamental para um negócio se posicionar e encontrar novos clientes. É um cartão de visita para a sua empresa, uma forma diferenciada de apresentar os seus produtos e serviços e de criar empatia com o seu público. Contudo ainda existem empresas “presas no tempo”, céticas em relação à aposta nestes canais de comunicação, que permanecem agarradas à forma tradicional de fazer negócios, confiando apenas no “boca a boca” para fazer crescer o seu negócio.

A inovação é essencial para a evolução de uma empresa. No que diz respeito à aposta nos meios digitais, nomeadamente a criação de um Website, negócios que “percam o comboio” e tenham websites desatualizados e pouco cativantes, ou que simplesmente não tenham um website irão perder preponderância no mundo dos negócios por não se conseguirem adaptar a um mundo onde a era digital predomina. Para mais informação sobre este assunto pode consultar o nosso artigo “A transformação digital das empresas na próxima década”

Hoje em dia para obter sucesso basta causar um impacto diferente e cativante no público alvo. Como obter esse impacto, e potenciar o seu negócio online? 

Vamos dar-lhe 10 razões…

1.Pesquisas no Google

Já pensou perder um cliente porque não é encontrado quando pesquisado? Hoje em dia todos nós pesquisamos em motores de busca e antes de comprarmos o que quer que seja perguntamos ao nosso “amigo” Google a melhor opção. Se a sua empresa não estiver presente neste motor de pesquisa os seus clientes não irão saber que existe. Para além disso corre ainda o risco de a sua concorrência poder posicionar-se e aparecer nos resultados quando pesquisam pelo nome da sua empresa.

2.Autoridade/Confiança

Uma empresa com um website vai ter um posicionamento de marca diferente no mercado de uma empresa sem website. O impacto e a interação que o público alvo terá é totalmente diferenciado. Nos dias de hoje é fundamental ter uma presença marcante nos meios digitais, com um website vai conseguir isso mesmo! Façamos em conjunto o seguinte exercício: está de férias numa cidade onde não conhece ninguém e precisa encontrar um guia turístico para lhe dar a conhecer a cidade. A pesquisa do Google encontra 2 resultados, o Guia A que tem um website criado com ótima apresentação, fotografias dos locais onde habitualmente leva os seus clientes, link não só para as suas redes sociais mas também para o seu perfil no LinkedIn onde apresenta toda a formação académica que teve, um blog onde partilha artigos e notícias sobre a cidade e ainda uma secção para testemunhos dos seus clientes, e o Guia B que tem apenas a sua página de Facebook onde apresenta conteúdo semelhantes aos do Guia A. Qual dos lhe transmite mais confiança e lhe aparenta ter mais autoridade para falar sobre o assunto?

3.Canal central

Um website é uma porta de entrada. Deste modo os clientes não ficam só com perceção da empresa e dos produtos, mas também de forma geral e amplificada ficam com conhecimento dos outros meios de comunicação da empresa em questão. Atualmente são diversos os canais digitais que pode utilizar para dinamizar o seu negócio, desde redes sociais, email marketing, afiliados/”influencers” todos eles são formas de captar a atenção do seu público e a estratégia deve passar por fazê-los transitar para o seu Website onde mais facilmente os poderá converter a comprar os seus produtos ou serviços.

4.Contacto orgânico

 A criação de conteúdo orgânico, único, genuíno e relevante para o seu negócio, que pode ser acedido em formato de páginas do seu website ou num blog, é uma ótima forma de abrir novas portas de atrair público. Imagine que tem interesse por pesca, mas visita sempre a loja do centro comercial sem nunca ter procurado uma alternativa para comprar online. Certo dia, ao pesquisar sobre qual a altura ideal para pescar sardinha se depara com o seguinte artigo nos resultados do Google: “Pesca de Sardinha: tudo o que precisa saber”. Lê o artigo, que por sinal teve resposta para todas as suas questões, e quando dá por ela percebeu que estava dentro de um blog numa loja online para venda de artigos de pesca. O primeiro impacto foi ótimo, parecem ser bastante entendidos na matéria (ponto 2 autoridade e confiança) e acabou de encontrar o seu novo fornecedor de material de pesca.

5.Métricas e relatórios

Através do seu site consegue ter acesso a várias métricas relacionadas com os acessos de utilizadores. Quantas visitas teve, ao produto mais visitado, número de cliques, de que região/país são, ou seja, toda essa informação pode ser utilizada pela sua empresa com o intuito de canalizar de forma geral o rendimento, efetuar melhorias e mesmo analisar fraquezas. As redes sociais também têm estes indicadores, no entanto o potencial de análise e tratamento de dados em soluções como o Google Analytics ou Search Console integradas com o seu website permite-lhe tirar ainda mais partido da informação que dispõe.

6.Informação 24h por dia, 365 dias por ano 

Quando uma empresa possui um website, significa que consegue estar disponível para apresentar os seus produtos e serviços aos seus clientes 24h por dia 365 dias por ano.

Um website não tira férias nem tem dias de folga!

7.Total controlo da informação

 Como uma folha em branco pronta a ser desenhada, um website é o “espelho” de uma empresa. Lá coloca-se toda a informação de uma forma clara e resumida com o intuito de promover e fixar o produto no mercado. 

Um website diferencia-se dos outros canais digitais devido a isso mesmo. Nas redes sociais apenas nos podemos distinguir pela imagem de perfil que usamos, ou pelas publicações que vamos criando. Num website, toda a estrutura e conteúdo podem ser pensados tendo em conta a experiência que queremos proporcionar aos nossos clientes.

8.Website VS Lojas Físicas  

Tal como tínhamos mencionado na razão 6, ao contrário do que acontece com uma loja física, um website não fecha, não tira férias, não necessita ter um funcionário dedicado e não tem custos fixos associados (para além do servidor e domínio). O alinhamento da sua estratégia física com a sua estratégia online é a combinação perfeita para o sucesso.

9.Gestão de Leads

Um lead é uma oportunidade de negócio para a sua empresa, e uma boa gestão dessas oportunidades é muito importante para alavancar a sua empresa. Através do website consegue uma melhor gestão desses mesmos leads pois pode ter ferramentas de contacto instantâneo, e perceber o porquê do contacto realizado, gerir de forma a saber de imediato o que procura o seu cliente e ajudar com mais facilidade. Sem vender por exemplo 3 tipos de serviço diferentes e tiver uma página a apresentar cada um deles, pode ter formulários de contacto distintos em cada um, fazer perguntas e pedir dados diferentes ao utilizador e no final poderá encaminhar os pedidos para secções diferentes da sua empresa.

10.Apoio ao Cliente (respostas automáticas)

 Sistemas de contacto direto com o cliente nos websites, também conhecidos como chats, permitem-lhe estabelecer um contacto rápido e direto com os utilizadores, o que pode contribuir para uma boa experiência e transmitir boas sensações na relação com a sua empresa. Se a isso aliar uma estratégia de respostas automáticas nesses mesmos chats, podemos automatizar a experiência de utilização sem qualquer esforço adicional.