“Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão” Quem nunca ouviu esta frase?

A importância de causar boa impressão no mercado digital é cada vez mais importante, e um bom web design possibilita a qualquer empresa, produto ou serviço a presença no mercado digital, com a máxima qualidade e projeção possível, isto tudo apenas através de um website.

O web design trabalha com ferramentas e técnicas que, quando bem desenvolvidas, escondem pequenos segredos que podem fazer com que um website seja o motor para um excelente negócio. Vamos dar a conhecer 5 tendências atuais de Web Design.

1.Design minimalista 

Um projeto com design minimalista permite ao utilizador uma navegação mais facilitada, agradável e sem distrações e faz com que a mensagem seja passada de forma mais clara e concisa.

Esta tendência trabalha com elementos visuais simples, com uma aparência clean, transmitindo uma sensação de harmonia, organização, informação bem estruturada, permitindo cativar a atenção do utilizador.

2.Interações surpreendentes 

Um site destaca-se se surpreender os seus utilizadores? A resposta é sim, e sites interativos com efeitos animados, elementos visuais que ficam ocultos e só aparecem com a navegação pela página, prendem mais a atenção de quem o está a visitar, pois trata-se de algo inesperado.
A utilização destas animações e interações tornam as páginas mais dinâmicas e fluidas, fazendo com que a experiência do utilizador seja agradável e memorável.

3.One Page  

O formato de site one page segue a tendência minimalista e, às vezes, menos pode ser mais, isto porque neste tipo de site, a navegação é muito mais simplificada e específica. Este tipo de website é perfeito para quem pretende fazer uma breve apresentação da sua empresa ou serviços de forma simples e descomplicada.
Aqui o utilizador encontra tudo com muita facilidade, a informação está toda num lugar e ajuda-o a direcionar a sua atenção para o mais importante.

4.Layouts assimétricos 

Um layout assimétrico é outra das tendências de web design, apostando na irreverência e em  projetos diferenciados. A sobreposição de elementos cria uma nova forma de leitura do projeto.

Temos de ter atenção que não se trata de dispor os elementos de qualquer forma, tem de haver coerência, elegância, um estudo dimensional das imagens e textos, para que o projeto tenha uma estética harmoniosa.

O principal objetivo é destacar-se, mas sempre de forma clara, sendo que a irreverência não se poderá sobrepor à mensagem que se pretende transmitir.

5.Scroll horizontal

O modo habitual de navegação é vertical, mas o scroll horizontal pode ser uma forma diferente e complementar de mostrar informação secundária, tornando o website mais dinâmico.
Como este modo não é o mais utilizado, o design deve conter pistas claras para o utilizador saber quando a navegação será horizontal, bem como a informação contida nestas páginas terá que ser bem selecionada, pois como é uma informação auxiliar permitirá ao utilizador decidir se pretende ou não ver mais, ou continuar na página principal, talvez uma galeria de fotos, catálogos, portfolio.