Consegue pensar numa grande marca que não possua um logotipo? Provavelmente não, uma vez que não existem.

Todas as marcas têm um logotipo. O cuidado com a sua criação pode parecer um mero detalhe, mas é cada vez mais um ponto fulcral para a sua marca ser conhecida.

No que aos logotipos diz respeito, longevidade é a palavra-chave. Assim sendo, um logotipo não deve estar sujeito a constantes transformações, ele tem que durar, de preferência por muito tempo, não devendo ser alvo de alterações sempre que surge uma nova tendência. Alterações constantes contribuem para deixar o cliente confuso não permitindo que o mesmo fixe o logo da sua marca e crie familiaridade com o mesmo.

Vamos a dois exemplos. Ao pensarmos na Coca-Cola e no McDonald ‘s conseguimos imediatamente associar a marca ao seu logotipo. Quando o vemos em algum local reconhecemos de imediato a marca, o que fazem, e quais os seus produtos. Estes dois exemplos alcançam na perfeição o objetivo que um logotipo deve ter: criar uma conexão, gerar interesse e ficar na mente dos clientes.

Para alcançar esse objetivo é necessário ter em consideração três pontos fundamentais para a criação do logotipo, sendo eles a cor, as fontes e a simplicidade.

Cor

Uma das maiores decisões na criação de um logotipo é a seleção das cores que vão representar a sua marca. Escolher a paleta correta ajuda a definir a identidade da marca e aumenta o reconhecimento. A escolha de cores cria ainda uma conexão visual com os valores e a personalidade da marca.

As cores ajudam a criar uma conexão psicológica com os clientes. A paleta de cores adequada possui significados profundos sobre valores e provoca determinados comportamentos e/ou sentimentos nos clientes. Como tal, uma má escolha de cores pode ser prejudicial para a imagem da sua marca, ao provocar sentimentos indesejados.

Imagine que possui uma marca de artigos infantis e o seu logotipo é composto por cores escuras e contornos muito carregados. Esta combinação não é uma boa escolha quando estamos a falar de crianças, sendo mais adequado utilizar cores alegres e leves.

É importante que tente perceber o que a sua marca pretende transmitir ao público-alvo, e que estude as cores que melhor transmitem essas sensações. Dessa forma, irá descobrir a melhor cor a utilizar.

Fontes

A fonte certa pode proporcionar à sua marca camadas adicionais de simbolismo ajudando-a a comunicar melhor os seus valores e objetivos.

Em conjunto com a paleta de cores e elementos gráficos, as fontes complementam e definem a personalidade de uma marca, ao transmitir, mesmo que subtil e indiretamente, todos esses valores.

Simplicidade

O logotipo deve sintetizar a mensagem de uma marca num símbolo único. Como tal, o ideal é que este seja sempre o mais simples possível, porém forte e marcante. A simplicidade é o ingrediente-chave.

Um design simples expressa a personalidade da sua marca de forma concisa e eficaz. Logotipos simples concentram-se em destacar as partes mais importantes da marca, podendo por vezes ser compostos apenas por letras ou palavras, dispensando o uso de outros elementos gráficos e concentrando-se assim numa comunicação mais direta através das fontes e/ou das cores.